Inteligência Emocional. Um novo referencial
para o sucesso!
Por:
Deroní Sabbi
“- Mas ele sempre teve ótimas
notas e um preparo técnico excelente. Como não consegue ficar nos empregos nem
levar os negócios adiante? ”
Talvez você já tenha ouvido
comentários como este. Centenas de pesquisas realizadas em empresas em diversos
países do mundo e relatadas por Daniel Goleman
e no meu livro “Sinto, Logo Existo”, onde explano sobre inteligência emocional e auto-estima, mais de dois terços do
sucesso pessoal e profissional se deve à competência emocional e apenas um
terço é creditado ao preparo técnico e cognitivo do qual se ocupam nossas
escolas. Também demonstram que, quanto mais alta a função nas empresas, mais se
ressalta a importância da competência emocional. Essas pesquisas indicam que o
profissional de alto Quociente Emocional capta, mais rapidamente que os outros,
os conflitos, as lacunas e os pontos fracos que precisam ser corrigidos. Minha
experiência nas dinâmicas e o que ao participante relatam em mais de mil
eventos com empresas e escolas, ao longo de vinte anos confirmam claramente
estas conclusões.
Podemos definir a Inteligência
emocional como a capacidade de identificar sentimentos próprios e os dos
outros, de motivar a si mesmo e de gerenciar bem as emoções dentro de si e no
relacionamento com os outros. Inclui a capacidade de aplicar eficazmente o
poder e a perspicácia das emoções como uma fonte de energia, informação,
influência e conexão com outros seres humanos. A inteligência emocional se
compõe de alguns elementos básicos como o auto-conhecimento, auto-regulação, a
auto-motivação, a empatia e as habilidades de relacionamento.
O
Auto-conhecimento é a chave da inteligência emocional é sermos
capazes de perceber-nos e reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre, e
sabermos utilizar as preferências que guiam nossa tomada de decisão. É sabermos
fazer uma avaliação realista de nossas habilidades, fragilidades e pontos
fortes. É possuirmos autoconfiança e reconhecermos a intuição. A falta de
habilidade de reconhecer sentimentos próprios deixa-nos à mercê de nossas
emoções e impulsos. Quando esta habilidade está presente temos um melhor
domínio de nossa vida.
A
Auto-regulação é a habilidade de lidar com os sentimentos
próprios, adequando-os à situação. Inclui o autocontrole, a superação das
frustrações, a capacidade de adiar a satisfação objetivando alcançar uma meta,
a recuperação das aflições emocionais. Pessoas pobres nessa habilidade têm
dificuldade de se recuperar de aflições e afundam freqüentemente em sentimentos
de incerteza. As pessoas que possuem melhor controle emocional tendem a
recuperar-se mais rapidamente dos reveses e dificuldades da vida.
A
Auto-motivação consiste em dirigir emoções a serviço de um
objetivo, a partir das preferências pessoais mais profundas. É uma habilidade
essencial para uma pessoa manter-se determinada a alcançar suas metas, ter
iniciativa, ficar sempre no controle da situação e usar a criatividade na busca
de soluções. Pessoas com essa habilidade tendem a ser mais produtivas e
eficazes, qualquer que seja o seu empreendimento. A auto-motivação é
característica marcante dos grandes líderes.
A
Empatia é a capacidade de sentir o outro, de reconhecer suas
necessidades e desejos e de identificar e pressentir sentimentos e emoções em
outras pessoas. É a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de sentir-se
como se fosse o outro, como se vestisse a sua pele, de situar-se na perspectiva
alheia, criando sintonia através da linguagem verbal e não-verbal, de gestos e
atitudes. A empatia facilita o auto-conhecimento
e a auto-conscientização, na medida
em que possibilita compartilhar e receber informações a respeito da atuação
própria. Propicia relacionamentos mais saudáveis e gratificantes.
A
arte do relacionamento é, em grande parte, a habilidade de lidar
bem com os sentimentos, de dar e receber afeto, de ouvir e se fazer ouvir e de
interagir de maneira harmônica e produtiva. Estas habilidades são a base de
sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. São
fundamentais para liderar, negociar e solucionar divergências, para a
cooperação e para o trabalho em equipe. Pessoas com essa habilidade são mais
eficazes nas situações de interação. Para utilizar esta habilidade em alta
performance é necessário saber dar e receber feedback de uma maneira eficaz,
assertiva e autêntica, além de saber ouvir e reagir positivamente às críticas.
Felizmente estas
habilidades podem ser desenvolvidas em todas as idades e hoje existem recursos
para isto. Pessoas que desenvolvem a inteligência emocional são diferentes e
fazem a diferença. São mais tranqüilas, compreensivas, dispostas, receptivas,
humanizadas e criativas e sem dúvida mais saudáveis e felizes.
RELACIONAMENTO
INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL NO TRABALHO
No
ambiente de trabalho, somos expostos a diferentes cenários que exigem
comportamentos e habilidades específicas para conseguirmos lidar com pessoas de
várias personalidades e desempenharmos as funções em situações de pressão, estresse
e cobranças. Essas capacidades são relacionamento intrapessoal e interpessoal,
sendo que o desenvolvimento da primeira está diretamente relacionado ao da
segunda.
DIFERENÇAS ENTRE O
RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL
O
desenvolvimento do relacionamento intrapessoal é basicamente o ato de conhecer
a si mesmo, identificar pontos fortes e que precisam de melhoria, emoções e
habilidades. É como você se enxerga no mundo, como vê a si mesmo e como reage
às mais diversas situações. É a busca constante pelo autoconhecimento,
autocontrole emocional e autoestima.
Já
o relacionamento interpessoal diz respeito à relação com o próximo, à maneira
como lidamos com nossos colegas, chefes, superiores, clientes, e todos os
envolvidos no ambiente de trabalho. Ele tem muito a ver com a nossa reação
perante outras pessoas de nosso convívio, como colegas, familiares e amigos.
Como
o relacionamento intrapessoal diz respeito à integração do autoconhecimento,
autodomínio e automotivação, é a base para a realização do relacionamento
interpessoal. Portanto, quanto maior for o domínio e controle sobre suas
emoções, mais bem-sucedida será a convivência com colegas e outros contatos que
fazem parte do ambiente corporativo.
O
relacionamento intrapessoal é a base para alcançar o poder do autoconhecimento.
Tendo mais consciência sobre sua personalidade, você domina as suas atitudes.
Nessa perspectiva, pode desenvolver habilidades muito valorizadas na construção
de um ambiente de trabalho em que haja crescimento pessoal, profissional e bom
trabalho em equipe. Entre as mais importantes estão:
- Humildade para estar sempre disposto a aprender
- Persistência para alcançar os objetivos, apesar das dificuldades
- Resiliência para recomeçar após os fracassos
- Disciplina para cumprir as metas com firmeza e foco
- Flexibilidade para enxergar novas possibilidades e se adaptar a situações desconhecidas ou inesperadas
- Iniciativa para ser proativo
- Motivação para encarar a rotina
COMO DESENVOLVER ESSAS
HABILIDADES
Como
o relacionamento intrapessoal leva ao interpessoal, o autoconhecimento é a base
para desenvolver essas habilidades. Tire um tempo para refletir sobre você
mesmo e se autoquesione para identificar os seus sonhos, pontos fortes e
fracos, talentos, medos, competências que precisam ser desenvolvidas, bem como
verificar se as atitudes que apresenta nesse momento têm favorecido ou
dificultado o seu sucesso.
Tanto
o relacionamento interpessoal quanto o intrapessoal são habilidades que, quando
não inatas ao profissional, podem ser desenvolvidas com o apoio do Coaching.
Muitas empresas ainda só dão atenção para as capacidades técnicas de seus
colaboradores, deixando de lado o fator emocional. No entanto, investir na
formação de profissionais para desenvolver estratégias relacionadas às questões
intrapessoais também é fundamental.
O
Coaching é a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e
capacitação humana que existe atualmente, e também a carreira que mais cresce
no mundo. É um conjunto de conhecimentos, técnicas e mais de 100 ferramentas
que, aliadas a diversas ciências como a administração, a gestão de pessoas, os
recursos humanos, a psicologia e a neurociência, visam o alcance de resultados
rápidos e assertivos em todas as áreas da vida do indivíduo: pessoal,
profissional, social, familiar e espiritual.
Por
meio do coaching, os profissionais
obterão as habilidades necessárias para expandir o seu autoconhecimento e assim
melhorar o relacionamento interpessoal, entre elas:
- Comunicação
- Liderança
- Trabalho em equipe
- Adaptação a mudanças
- Foco
- Motivação
- Aumento de performance e de produtividade
- Respeito às diferenças
- Planejamento e feedbacks.
Essas
habilidades favorecem o clima organizacional e ajuda a formar líderes de
sucesso, que potencializam os resultados. Essa competência é uma vantagem
competitiva dos profissionais de sucesso.
Já,
para a expansão no relacionamento intrapessoal, são trabalhados aspectos como:
- Autoconhecimento
- Emoções
- Sentimentos
- Autocontrole emocional
- Quebra de crenças e barreiras limitantes
- Definição de valores e missão de vida
- Definição de objetivos e metas pessoais e profissionais
- Autoestima
- Autodesenvolvimento e melhoria contínua.
A
melhor maneira de desenvolver seu relacionamento interpessoal e intrapessoal é
através das comprovadamente eficazes técnicas do coaching, pois ele te ajuda a conhecer tanto a si quanto a se
relacionar melhor com o mundo que vive. Conheça nossos cursos e mude sua vida!
NOSSO SUCESSO ESTÁ
LIGADO AO AUTOCONHECIMENTO!
O
ser humano deveria aprofundar seus conhecimentos em suas bases de motivação, na
profunda investigação do que o faz feliz, sob o risco de não crescer.
Precisamos ter clareza solar de nossos pontos fortes e de nossos pontos de
melhoria.
É
sempre bom lembrar que cada um de nós tem pontos cegos, que são características
pessoais que não conhecemos, mas que são claras para as pessoas a nossa volta.
Os estágios do processo do conhecimento íntimo e de nossa self liderança está
ligado diretamente à nossa performance e o atingimento ou não de resultados
extraordinários.
Não
existe ninguém que não precisa de ajuda ou acompanhamento para se desenvolver
ainda mais. Ser ouvido é uma necessidade básica do ser humano, assim, em algum
momento certamente todos nós precisaremos conversar na busca de sermos ouvidos.
Se você não precisa mais de orientações, conselhos ou acompanhamento é porque
você está parado, não está crescendo mais.
A
busca pela melhoria constante é um processo consciente e inconsciente, é o que
nos movimenta, faz agirmos. E não são somente as pessoas que estão em mutação
diária, o mundo se encontra em profunda transformação. As empresas estão em
modificação em muitos aspectos. Nunca se teve tanto foco no poder do ser
humano, vivemos a era da humanidade, a máxima valorização das pessoas, porque
sabemos que as empresas são feitas de pessoas e pessoas cada vez mais centrados
produzem alegria e resultados cada vez mais extraordinários.
O
tempo todo nós estamos assumindo novas responsabilidades e a busca do potencial
único passa a ser uma ação recorrente. As pessoas que deixam de amar seu
emprego ou funções, fatalmente a causa está ligada à estagnação, à
desaceleração do autoconhecimento e de novos processos de conhecimento.
Não
temos um tempo ideal para essa reciclagem e a constante busca de sabermos mais
e mais da essência de quem nós somos, o que nós amamos, o nosso caráter, tipo
de liderança, facilidade ou dificuldade de relacionamento, ou seja, o fato é
que nossos pontos fortes e a interpretação de nossos pontos de melhoria deve
ser uma constante em nossas vidas, algo diário, constante e evolutivo.
Quando
temos a falsa percepção de quem nós somos, nos rotulando como fracos, vítimas
ou que o mundo é injusto conosco, essa mentalidade cria uma programação mental
consciente e inconsciente totalmente negativa e se inicia um grande ciclo de
insatisfação com a vida e consigo mesmo.
Se
você é incongruente ou vítima, acredita que o universo é injusto, terá
dificuldades de encontrar um caminho que seja diferente com a energia que está
vibrando. Enquanto buscamos os culpados, estamos travados e insatisfeitos.
A
crença limitadora que as pessoas não são boas o suficiente, também nos coloca
numa estagnação de pensamentos e ações. A insegurança advinda desta crença
também nos paralisa. Um grande trunfo é entender que somos duais e que a
essência de tudo que acontece conosco tem uma essência positiva, a insegurança
nos ajuda a sermos mais seguros, o medo faz que com que saibamos como dosar
nossa coragem, a tristeza valoriza nossa alegria, e mais do que isso, é
importante termos equilíbrio para entendermos como as emoções afetam nossos
comportamentos.
Devemos
tomar posse de tudo que é bom e buscar a intenção positiva e os maiores
aprendizados naquilo que parece não foi positivo em nossas vidas! “Tudo que
vier é bem-vindo… se for bom, deixe que fique e agregue em sua vida… se for
ruim, ressignifique, transcenda, cure e transforme tudo em conhecimentos e
aprendizados”.
Quando
entendemos nossas paixões e forças dificultadoras, ou seja, nossa luz e sombra,
somos capazes de termos o nosso próprio conceito de sucesso. É importante
também aceitar nossa vulnerabilidade e transcendermos em self empowerment essas
situações.
Talvez
uma grande estratégia de autoconhecimento seja buscar em nossas memórias o que
realmente aconteceu em nossa vida que nos fez feliz e completo. O que você
estava fazendo ao longo de sua vida que te deixou extremamente feliz? O que
você se lembra desses momentos? O que você estava fazendo? Quem estava lá com
você? Por que algumas tarefas te complementam e te fazem feliz?
Concluo
compartilhando uma frase que faz totalmente sentido na minha vida: “Quanto mais
eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo, sendo capaz de gerar cada vez
mais RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS”. Lembrando que cura para mim é o equilíbrio
emocional, profissional e espiritual.
Que
sejamos cada vez mais conectados em nós mesmos, que busquemos entender a
intenção positiva das coisas e que aprendamos que a vida não é o que acontece
com a gente e sim o que fazemos com o que nos acontece. Alterar e fluir em
novas percepções é o maior poder do ser humano. “Honrar e Respeitar nossa
própria História é o maior poder do Ser Humano”.
O QUE O MERCADO DE
TRABALHO PROCURA HOJE
O
mundo corporativo mudo a cada dia, mas uma necessidade dos profissionais
continua a mesma, entender o que o mercado de trabalho procura hoje, ou seja,
aqui e agora. Esta preocupação serve tanto para quem está empregado como para
quem está à procura de um novo emprego também.
Mesmo
com a crise atual, certas coisas não mudam, como por exemplo, a exigência por
capacitação e experiência prática no mercado.
Neste ponto, esbarram aqueles novos profissionais, mas por outro lado,
se destacam aqueles especialistas já com um tempo de trabalho e com mais know
how.
Independente
do lado que você esteja saiba que existem algumas habilidades e competências
técnicas e comportamentais indispensáveis a todos os profissionais. Vou apresentar
a você alguns exemplos para você se inspirar, desenvolver estas qualidades e
aumentar suas chances de sucesso na carreira.
MERCADO DE TRABALHO –
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS INDISPENSÁVEIS
Inovação
– A capacidade de inovar nos momentos de dificuldade; de ser criativo;
inventivo e propor soluções novas para os problemas e para aproveitar as
oportunidades são um diferencial competitivo no mercado.
Proatividade
– Estar pronto, disponível e, especialmente, sempre disposto a atender à
empresa, colaborar com os colegas e com os resultados e visão para executar as
tarefas, antecipar-se aos problemas, ou seja, agir proativamente sem precisar
receber ordens diretas do gestor.
Comunicação
– A comunicação assertiva é mais uma habilidade muito valorizada pelo mercado
de trabalho. Esta competência ajuda a construir relações mais positivas, a
apresentar as ideias com mais clareza e objetividade, numa expressão verbal e
não verbal mais efetiva e na delegação exata das tarefas.
Liderança
– Ter o perfil de liderança, as habilidades de gestão de processos, de
liderança de pessoas, visão estratégica: fazem parte do leque de diferenciais
competitivos do líder. Este talento representa uma competência profissional
muito buscada nos colaboradores nas empresas.
Automotivação
– Profissionais automotivados, positivos, otimistas ajudam na qualidade do
ambiente de trabalho e são bem mais produtivos e engajados. Não por acaso, são
muito queridos e desejados.
Resiliência
– Ser resiliente é a capacidade de se sobressair às dificuldades e
fortalecer-se com os desafios e pressões comuns no mundo empresarial. Por isso,
profissionais resilientes se destacam por sua coragem de enfrentar os momentos
de crise, de se manterem positivos e ir além.
Inteligência
Emocional – Saber controlar suas emoções negativas, lidar com elas, bem como
saber utilizar os sentimentos positivos para potencializar seus resultados como
líder ou como colega de trabalho, te ajuda a ser um profissional mais
equilibrado, congruente e assertivo.
Fica
a dica então para você desenvolver estas habilidades. Com certeza, ao compor
seu perfil profissional de todas estas competências, suas chances de sucesso na
carreira crescem poderosamente. Fique atendo e invista em você!
TRANSFORME DIFICULDADES
EM OPORTUNIDADES
Estamos
em meio a uma grave crise financeira e, neste momento, nosso país passa por
grandes dificuldades econômicas. Fique tranquilo, eu não vim aqui falar aqui
mais do mesmo, pois da crise todo mundo já sabe. Eu quero pegar este gancho
apenas para falar de como você pode se encaixar em tudo isso e, de como,
podemos transformar as dificuldades em boas oportunidades de riqueza e sucesso,
se formos mais espertos e mais inteligentes.
INSPIRAÇÃO PARA O
SUCESSO
Neste
sentido, quero te perguntar uma coisa – Você sabe o que: Walt Disney, Soichiro
Honda, Elvis Presley, Steve Jobs, Steven Spielberg e J.K Holling têm em comum?
Todos estes profissionais de sucesso passaram por grandes momentos de
dificuldade em suas vidas, mas nenhum deles desistiu de conquistar a riqueza e
prosperidade que desejava. Todos foram desafiados, contestados, criticados, mas
não abriram mão de conquistar seus sonhos e o reconhecimento financeiro que
buscavam.
Como
sabemos todos se tornaram milionários, donos de impérios, pessoas respeitadas e
admiradas em todo mundo e donos de grandes fortunas. E sabe o que fez todos
chegaram a este resultado? Eles souberam transformar estes inúmeros obstáculos,
suas grandes adversidades em boas oportunidades para ir além, para fazer algo
diferente, inovador que os levasse à vitória, ao sucesso.
TRABALHE PARA SER BEM
BEM – SUCEDIDO!
Incrível,
não é mesmo? Acredite: assim como eles, você também pode conquistar um ciclo
virtuoso de prosperidade e riqueza. Entretanto, você precisa enxergar, em tudo,
até mesmo nos piores acontecimentos, oportunidades de evoluir, aprender e se
aperfeiçoar.
Cada
não que você receber deve te dar mais motivação para continuar. Cada vez que
disserem que é melhor desistir, você deve ter ainda mais forças para continuar.
Cada crise que você enfrentar, deve buscar seu fortalecimento. Tudo isso,
somado, se transforma em grandes oportunidades de mudar o jogo e vencer no
final.
APROVEITE AS
OPORTUNIDADES!
Por
isso, ao invés de reclamar do momento e focar apenas nas dificuldades que todo
mundo vê, seja diferente! Pare, observe ao seu redor, faça uma autoavaliação,
reconheça seus talentos, dons e habilidades. Se não houver nenhuma
oportunidade, o que eu duvido muito, está aí a grande oportunidade para você
mesmo criar as suas oportunidades de riqueza.
Deixe
de lado medos, desculpas, crenças limitantes e a preguiça que te faz ficar
estagnado. O sucesso não bate na porta, é preciso merecê-lo, é preciso ir buscá-lo.
Seja um descobridor de Oportunidades e prospere a partir deste feeling
diferenciado. Transforme tudo isso em dinheiro, reconhecimento, status e nas
realizações de sonhos e de vida que sempre desejou.
Reflita
sobre mais este passo para a riqueza, transforme dificuldades em oportunidades
e construa o seu sucesso em todos os sentidos.
EXEMPLOS DE COMUNICAÇÃO
VERBAL E NÃO VERBAL
Quando
falamos em exemplos; estamos abordando a forma de expressão oral e física, ou
seja, o que falamos verbalmente e também aquilo que mostramos por meio de
nossos gestos, expressões faciais e corporais.
Neste
sentido, trago como exemplo uma frase do guru da Administração Moderna, o
austríaco Peter Drucker. Para ele – “O
mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”. No meu dia a dia e, em meu trabalho como
coach, chamo esta habilidade de “ouvir na essência”, ou seja, além das
palavras.
E
para que você leitor entenda melhor o que estou dizendo, vou apresentar neste
texto, alguns exemplos de comunicação verbal e não verbal para que você possa
expandir sua forma de se comunicar, como também aprender a ler, assertivamente,
os sinais das pessoas à sua volta. Continue lendo e confira!
EXEMPLOS DE COMUNICAÇÃO
VERBAL E NÃO VERBAL
No
Trabalho – Quando, por exemplo, aquele seu colega superexpansivo, que todos os
dias lhe deseja um belo bom dia, chega ao trabalho calado, cabisbaixo e fica
recluso, sem que diga nada, você já consegue perceber que há algo de errado com
ele, certo? Este é um exemplo de comunicação não verbal, feita apenas por meio
de gestos e atitudes.
Noutra
situação na empresa, quando seu chefe, por meio da fala, delega claramente as
demandas diretamente a você, num processo de interação olho no olho e de escuta
ativa; podemos dizer que, neste momento, a linguagem é plenamente verbal.
Nos
Relacionamentos Familiares – com nossos pais, irmãos, parceiros e filhos:
também não é diferente. Tanto nós, como eles temos momentos mais introspectivos
como extrovertidos, ou seja, mais ou menos calados que exigem de ambos uma
habilidade a mais de compreensão do outro.
Quando,
por exemplo, nossos filhos estão com problemas ou fazem algo errado, geralmente
eles também ficam mais isolados ou aparentemente mais preocupados com a nossa
reação. Ai, automaticamente, pela carinha de nossas crianças, entendemos que
elas temem ter feito algo negativo e que vá nos aborrecer e, possivelmente,
também gerar algum castigo. Um pai entende isso sem nenhuma palavra.
Do
mesmo jeito, quando nossos amigos querem nos alertar sobre nossas ações e nos
dão seus feedbacks sobre nossos comportamentos; eles também estão diretamente
se comunicando conosco, expressando suas ideias, opiniões e tentando, ao seu
jeito, no ajudar. Este é o poder das
palavras!
Por
isso, para ampliar sua forma de comunicação e compreensão de si mesmo e do
outro, é muito importante saber decifrar a linguagem verbal e não verbal e tudo
que ela representa. Assim, tanto em seu ambiente de trabalho, em suas relações
familiares, afetivas como interpessoais esteja atento ao que você e as outras
pessoas estão expressando.
De
um jeito ou de outro, por meio da voz ou das expressões corporais, o nosso
corpo fala e tudo isso pode trazer informações importantes que ajudem a
aumentar seu autoconhecimento profissional e pessoal e trazer poderosos
resultados para você.
A IMPORTÂNCIA DE
DESPERTAR O EMPREENDEDORISMO DESDE CEDO
Segundo
uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; no
Brasil, na faixa etária de 18 a 64 anos, três em cada dez brasileiros possuem
uma empresa. Isso evidencia o nosso espírito empreendedor da nossa população,
como também a importância empreendedorismo desde cedo.
Por
isso, os pais e professores devem estar atentos aos exemplos que dão aos seus
filhos e mostrar-lhes como é importante sonhar e realizar suas ideias. Para isso, devem também apoiar e estimular os
pequenos a empreender e apoiar sua vontade de fazer algo que mostre seu lado
empreendedor. Num primeiro momento, isso pode ser apenas mais uma brincadeira
de criança, mas acredite, no futuro pode trazer grandes resultados.
Grandes
empreendedores como o bilionário americano, Warren Buffett, um dos homens mais
ricos do mundo, começaram a empreender ainda criança. Aos 10 anos, com o apoio
de sua família, ele vendia de porta em porta: refrigerantes, balas e revistas.
Com isso, economizou um bom dinheiro e comprou seu primeiro lote. Começava ai
uma jornada de sucesso e empreendedorismo.
EXEMPLOS DE FORMAS DE
DESPERTAR O EMPREENDEDORISMO DESDE CEDO NAS CRIANÇAS
Estimule
suas ideias – Estimule as crianças a observarem ao seu redor e criar soluções
para revolver os probleminhas do seu cotidiano. Empreender é aprender a ver o
que ninguém vê; desenvolver um olhar aguçado e ter boas ideias para solucionar
uma necessidade nossa e das outras pessoas.
Apoie
– Jamais desestimule seus filhos ou alunos quando compartilharem suas ideias.
Pelo contrário, ajude, parabenize, oriente e estimule a seguir com seu negócio.
Lembre-se que empreender é ser perseverante e acreditar em si mesmo. Ajude seus
jovens empreendedores!
Oriente
– Se os pequenos não sabem ao certo como fazer, como organizar seu negócio,
ajude a organizar suas ideias, a criar e vender seus produtos. Isso pode ser
numa barraquinha de suco na porta de casa ou com venda de brigadeiros, por
exemplo. Ensine-os como tratar os clientes, divulgar seus produtos e receber o
dinheiro.
Patrocine
– Uma das melhores formas de apoiar um pequeno empreendedor dando o famoso
“paitrocínio”, acreditado e investindo nas ideias e sonhos dos seus filhos. Por
mais simbólica que seja a quantia, fará toda diferença para mostrar que é
possível transformar ideias em realidade!
Estas
são ações simples e que vão ajudar desde cedo, seus filhos a acreditar e
empreender suas ideias. Além do senso de responsabilidade, as crianças
aprenderão a importância de desenvolver a organização, de tratar bem as pessoas
e de como investir seu tempo em algo em que acredite pode trazer grandes
resultados.
Isso
vai além de dinheiro, pois tem a ver com satisfação em transformar algo que era
um sonho, uma ideia em algo concreto e tangível. Por isso, estimule seus
filhos, apoie, incentive suas ideias e desenvolva crianças com um
extraordinário espírito empreendedor. Pense nisso e motive seus filhos!
A IMPORTÂNCIA DE TER
FOCO NA VIDA
A
importância de ter foco na vida é uma questão muito em voga e bastante estudada
e discutida nos dias atuais, afinal, depois da internet, nossa capacidade de
concentração numa mais foi o mesmo. De fato, estamos ao mesmo tempo, em todos
os lugares e, às vezes, em lugar nenhum.
Comunicamos-nos
por WhatsApp, pelas redes sociais, por email e, olha a ironia, hoje bem menos
presencialmente. Quantas vezes chegamos
a um lugar, onde um grupo de amigos está reunido, e todos estão “calados” e
conversando apenas pelos aplicativos no telefone. Sinal dos tempos! Segundo o
PhD. Daniel Goleman, famoso psicólogo americano, atenção/concentração/foco
funciona como um músculo: se não o utilizamos, fica atrofiado. Mas se o
exercitarmos, ela se desenvolve e se fortalece continuamente e nos faz avançar
e nos manter mais concentrados.
Por
isso mesmo, todos nós precisamos desenvolver nosso foco na vida para não
sucumbirmos a enorme quantidade de distrações que temos atualmente. E,
especialmente, para não perdemos boas oportunidades de crescimento em nossa
carreira e vida pessoal.
TER FOCO LEVA A GRANDES
RESULTADOS!
Eu
sempre fui um profissional muito focado em realizar meus sonhos. Por isso, até
hoje trabalho mais de 15 horas, por dia, para alcançar os resultados que
desejo. E sabe como eu consegui isso? Definindo quais eram meus objetivos
profissionais e pessoais.
Na
verdade, não só na minha, mas na vida de todo mundo que conquistou ou deseja
conquistar o sucesso, o Foco sempre foi e sempre será, um fator em comum e um
diferencial competitivo.
O FOCO DOS ATLETAS
Veja
o exemplo dos atletas de alto desempenho – eles se preparam avidamente durante
quatro anos para chegar às Olimpíadas, o maior e mais importante evento
esportivo do planeta. Entretanto, antes de chegarem lá, eles treinam
exaustivamente, todos os dias, participam de dezenas e mais dezenas de
competições, pelo mundo, para conseguir tempos e índices classificatórios e
terem a oportunidade de conquistar o tão sonhado ouro em sua categoria.
Entretanto,
por que alguns conseguem e outros não? A resposta é simples Foco!
É
o foco, este estado poderoso de Atenção Concentrada, que faz com que uma
ginasta consiga executar movimentos perfeitos em cima de uma trave com apenas
10 centímetros de largura. Isso combinado a uma intensa preparação é o que faz
com que pessoas comuns, se tornem pessoas extraordinárias.
Eu
quero que você também saiba que você pode se tornar uma pessoa bem-sucedida se
permitir-se eliminar seus distratores e focar no que Realmente Importa – o seu
sucesso!
DICAS PODEROSAS PARA
CONQUISTAR O FOCO
Se
você deseja crescer na carreira – comece identificando os pontos onde precisa
melhorar, os comportamentos e crenças que precisa eliminar e as competências e
habilidades, técnicas e emocionais, que precisa desenvolver.
O
próximo passo é definir seu objetivo – Ser promovido, ganhar um aumento de
salário, ser o novo líder da equipe… Feito isso, é hora de identificar tudo
àquilo que tira a sua concentração no trabalho e te impede de avançar
profissionalmente.
Bate-papos,
conversas de corredor, emails pessoais, abertos fora de hora, e a
procrastinação devem ser DELETADOS, da sua nova rotina. Este conjunto de ações
aliado ao um compromisso verdadeiro com o seu sucesso é que vai transformar
suas metas em realidade.
Na
sua vida pessoal a regra é a mesma– Se você quer. Emagrecer e abandonar
definitivamente o efeito sanfona; precisa assumir novos hábitos e ter
comportamentos condizentes com o estilo de vida que deseja conquistar.
Para
isso, procure o acompanhamento de um médico e de especialista em nutrição, que
possa lhe oferecer todo o suporte e orientações sobre os melhores tipos de
alimentos e te ajudar a chegar ao peso considerado ideal. Abandone a preguiça e
as desculpas e comece a fazer exercícios físicos com frequência e sempre com a
orientação de um profissional de Educação Física.
E
o mais importante, evite perder o foco, ou seja, evite desviar-se de seu
objetivo e comer alimentos inadequados, calóricos ou ainda deixar de fazer suas
atividades físicas para curtir preguiça. Não existe milagre, não invente
desculpas, não atrase seus resultados – Foque!
Grandes
conquistas começam com pequenos passos e depende apenas de nossa dedicação,
empenho, compromisso e, claro, do nosso Foco em conquistar resultados
Extraordinários. Por isso, comemore cada quilo a menos, cada crescimento na
empresa, cada amadurecimento pessoal e cada dia em que você decidiu colocar
foco no que realmente vale a pena para você e para o que deseja alcançar em sua
trajetória.
O PODER DO FEEDBACK
Para
mim feedback é um presente que damos e recebemos das pessoas e, poder contar
com esta retorno é essencial para nosso crescimento em todas as dimensões. Por
isso, quero começar este artigo, te perguntando não quando foi à última, mas
sim a primeira vez que recebeu um feedback? Aposto que vai dizer que foi do seu
chefe, lá em seu primeiro emprego. Será mesmo?
Te
convido a voltar no tempo, mais precisamente à sua infância, quando seus pais
te acompanhavam o tempo todo para que você não se machucasse, fizesse coisas
“erradas” ou que colocasse em risco à sua integridade. Foi nesta época também
que você recebeu seus primeiros feedbacks.
- Menino, não faz isso,
você vai se machucar!
- Desce daí; não fale
isso; vá por ali, coma tudo para crescer forte…
- Parabéns, você foi
muito bem em sua apresentação da escola!
Isso
já eram os feedbacks dos nossos pais tentando nos orientar, proteger, ensinar e
valorizar nossas conquistas. Não paramos para pensar nisso, mas desde cedo
recebemos o retorno sobre tudo o que fazemos.
O
certo é que nem sempre nossos pais usavam o tom certo ou as melhores palavras
para nos dar seus feedbacks. Quem nunca ouviu aquele temido “Precisamos
conversar”; quando sua cabeça, em segundos, já conclui – lá vem bronca. E
geralmente era mesmo! Kkk Daí, crescemos e nos esquecemos disso, até nosso
chefe falar “Preciso falar com você!” Mais uma vez, automaticamente, você já
pensa – me ferrei. Não é bem assim!
FEEDBACK
– APRENDA COM ELE!
Assim
como nossos pais queriam que aprendêssemos e crescêssemos com os feedbacks que
eles nos davam, como naquele tempo, hoje esta poderosa ferramenta ainda tem
este mesmo objetivo. Por isso, para aproveitar estes presentes precisamos
ressignificar as experiências ruins e enxergá-los como chances reais de
evolução e crescimento.
Ninguém
é perfeito ou faz tudo sempre certo, do mesmo modo, ninguém erra toda hora. Por
isso, quero te convidar, neste artigo, a expandir sua visão sobre o feedback e
a compreender que ele sempre te ajudará em seu desenvolvimento crescente e
contínuo.
Assim,
uma das primeiras coisas que você deve saber sobre ele é que não existe
feedback negativo. Tudo é bem-vindo e pode ser usado para seu aprimoramento
pessoal e profissional.
É
certo que, muitas vezes, a forma do nosso chefe, amigo, parente ou cônjuge
apresentar nossos pontos de melhoria pode não ser a melhor. Porém, é preciso
ver além e, sempre que alguém lhe der este presente, independente do embrulho,
você deve procurar refletir e verificar se o que foi dito realmente faz
sentido.
REFLITA, RECEBA E
COMPARTILHE FEEDBACKS
Pergunte-se:
Será que eu realmente ajo desta maneira? Onde e como eu posso melhorar? Quais
são os comportamentos que apontam para esta direção? Qual a imagem que eu quero
passar? E como as pessoas realmente me veem?
Estas
são poderosas reflexões e trazem uma nova perspectiva para nossa vida. Por
isso, independente do teor, sempre que receber um feedback: Agradeça. Mas, não
guarde estes benefícios só para você. Compartilhe-os!
Muitas
coisas podem ser melhoradas se também dermos nossos feedbacks às pessoas à
nossa volta. Se o seu marido, por exemplo, está ficando tempo demais no
trabalho, você, ao invés de cobrar e brigar por chegar sempre tarde; pode dizer
a ele que sente sua falta e que gostaria que ele estivesse mais presente em
casa para poderem assim aproveitar seu tempo juntos.
Do
mesmo modo, se o seu filho não está estudando como deveria para as provas, ao
invés de dizer apenas “Menino, vai estudar!”, você pode dar a ele um reforço
positivo, falando de suas qualidades e da importância de focar nos estudos para
ter bons resultados e evitar a recuperação.
No
trabalho, se um colaborador fez alguma demanda de modo incorreto, ao invés de
focar em seu erro; você pode usar o feedback para alertá-lo quanto ao problema
e, especialmente, para instruí-lo, tirar suas dúvidas e garantir que, das
próximas vezes, ele consiga realizar adequadamente suas tarefas.
Sentiu
o Poder do Feedback? Viu como ele pode te ajudar em todos os sentidos? Por
isso, te convido a ampliar sua visão e a enxergar com mais atenção, os
feedbacks que o universo nos dá todos os dias. Veja alguns exemplos:
Se
você não está conseguindo crescer na carreira, é sinal de que precisa melhorar
algum aspecto técnico, emocional ou comportamental que está te impedindo de
progredir. Se a sua relação com seus amigos está distante e fria, pode ser que
você tenha feito algo que alguém não tenha gostado.
Do
mesmo modo, se o seu casamento deu uma esfriada, pode ser que você ou seu
parceiro, estejam passando por algum problema que está interferindo na relação.
O mesmo pode ocorrer em sua empresa; se os seus colaboradores estão dispersos
ou mesmo desmotivados, pode ser que a gestão de pessoas esteja falhando em
algum aspecto importante.
Todas
as informações que recebemos; até mesmo as do nosso corpo, por meio dos
sintomas, quando ficamos doentes (dores, sinais físicos e emocionais), são
feedbacks. Saber ler e compreender estes sinais potencializa nosso processo
evolutivo e nos faz transcender a outro patamar na carreira e em âmbito
pessoal.
O PODER DOS FEEDBACKS
DE RECONHECIMENTO
Entretanto,
feedbacks não servem apenas para corrigir, mas também para Reconhecer atitudes,
comportamentos e resultados positivos. Neste sentido, como é Maravilhoso quando
nosso chefe reconhece nosso trabalho e nossas competências publicamente; como é
Fantástico quando a empresa nos dá o reconhecimento pela nossa dedicação,
habilidades e potencial por meio de uma promoção. E como é Incrível quando
nossos filhos nos reconhecem como bons pais e como nosso marido ou esposa
reconhecem o nosso valor.
Sem
os feedbacks nada disso seria possível e não teríamos a chance de melhorar,
evoluir e muito menos de sermos verdadeiramente reconhecidos como merecemos. O
poder do Feedback é entender que ele é sempre um presente em nossa jornada
evolutiva e também a melhor forma para corrigir falhas e potencializar nossos
resultados em todas as áreas da vida.
Por
isso, seja maduro, deixe de lado seu ego e aproveite todos os presentes que a
vida lhe der e retribua também os feedbacks. E lembre-se que uma vez dado, a
responsabilidade sobre o que fazer com ele é sempre sua.
Escolha
a melhor forma, de dar e receber, e não perca esta poderosa Oportunidade de
crescimento. Viva o Poder do Feedback!
PRODUTIVIDADE
BRASILEIRA X PRODUTIVIDADE AMERICANA
Sem
foco, sem resultados! Acredito verdadeiramente nesta premissa, ainda mais nos
dias atuais, onde tudo corre a mil e temos que nos desdobrar em 10 para atender
todas as nossas demandas profissionais e pessoais. Então, lembre-se desde já –
manter o foco é essencial!
Segundo
o famoso psicólogo americano, o PhD. Daniel Goleman, foco é a capacidade do ser
humano em manter um estado de atenção concentrada. Por isso, profissionais
focados são mais produtivos e também um dos perfis mais desejados pelas
empresas.
Digo
isso, porque em tempos de internet e redes sociais, acabamos nos condicionando
a ficarmos ligados em várias coisas ao mesmo tempo. Com isso, de certo modo,
perdemos parte de nossa capacidade de manter o foco em algo específico e
dispersamos vertiginosamente nossa atenção.
A PRODUTIVIDADE
BRASILEIRA
Pesquisas
realizadas pela Organização Internacional do Trabalho apontam alguns aspectos
que colaboram com a perda de foco e a consequente queda na produtividade entre
os brasileiros. Mesmo sabendo que trabalhamos em média 2.023 horas por ano,
mais de 200 horas quando comparamos com a jornada anual dos americanos, em
média são 1.790 horas.
O
ponto central aqui é como a produtividade é infinitamente menor entre os
colaboradores brasileiros quando comparada aos americanos. Ou seja, a atividade
que um brasileiro leva seis dias para realizar, o americano faz em apenas um.
Ainda segundo a pesquisa, existem alguns fatores responsáveis pela falha na
produtividade no Brasil, entre eles:
Transporte
– o deslocamento do brasileiro ao trabalho é demorado e estressante;
Educação
– o brasileiro passa muitas horas em treinamento para se adequar as demandas
das organizações, enquanto o americano já entra na organização treinado, ou
seja, já obtendo as informações necessárias para exercer seu ofício.
Burocracias
– os processos quanto a licenças são demorados em relação a outros países;
Falta
de infraestrutura das organizações – As maiores reclamações são quanto os
sistemas de telefonia e internet.
Cultura
(JRM): Adiciono essa cultura por diferenciar o Foco que o americano tem de
trabalhar 5h30 exatas, focadas e direcionadas para a produção e com apenas 2
intervalos de 15 minutos. Já o Brasileiro, dentro das 8h regulares se dispersa
e desfoca várias vezes, comprometendo assim sua produtividade.
Fonte:
Organização Internacional do Trabalho (OIT)
O PODER DO FLOW NO
TRABALHO
Um
estudo feito com 100 profissionais de várias áreas, respondendo sobre suas
atividades oito vezes por dia, demonstrou que as pessoas experimentam mais
momentos de Flow (fluir) no trabalho, do que no lazer. O critério adotado foi
de experiências de desafio que exigissem suas capacidades. As pessoas que tiveram
essas experiências sentiam-se frequentemente mais fortes, ativas, criativas e
motivadas.
No
trabalho, 54% das respostas indicavam situações de fluir juntamente com
momentos memoráveis. No lazer, apenas 18%, indicando uma categoria de apatia,
níveis de desafio e utilização de capacidades abaixo da média – nesta
categoria, as pessoas afirmaram se sentirem passivas, fracas, desanimadas e
insatisfeitas.
O
Flow é uma ferramenta que auxilia o profissional a concentrar-se mais em suas
atividades e consequentemente ser mais produtivo, potencializando assim seus
resultados. Por meio do Flow, ou experiência máxima, é possível se envolver
completamente na atividade que está realizando, empenhando-se em dar o melhor
de si, sem se distrair, finalizando rapidamente a tarefa.
PRODUTIVIDADE
BRASILEIRA X RIQUEZA AMERICANA
Vamos
visualizar esta situação através dos números da economia: hoje, um trabalhador
brasileiro gera em torno de 22 mil dólares por ano de riqueza. Enquanto, o
colaborador americano, cerca de 100 mil dólares. Dito de outro modo; são
necessários cinco brasileiros para produzir a mesma riqueza que um americano.
A
enorme diferença faz sentido. Afinal, os Estados Unidos investem em formação,
seis vezes mais do que o Brasil. Trocando em miúdos, a renda per capita dos
americanos é cinco vezes a nossa. Mas isso não quer dizer, que os brasileiros
trabalhem pouco. Muito pelo contrário, dedicamos mais horas ao trabalho do que
a população da maioria dos países ricos, segundo dados da Organização
Internacional do Trabalho e da OCDE (Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico).
Vamos
fazer uma distinção, entre horas de trabalho e resultado em termos de produção.
O fato de estarmos na empresa por horas, aqui no Brasil não necessariamente
quer dizer que o colaborador esteja produzindo.
Podemos
citar o exemplo da Alemanha, um dos países mais produtivos da Europa, os
alemães enfrentam jornadas de, em média, 38 horas de trabalho semanal — ante 44
horas dos brasileiros — e desfrutam de 40 dias úteis de férias por ano, o que
os coloca entre os recordistas europeus em folgas.
Agora
pasmem! Mesmo com uma jornada menor, o trabalhador alemão é quatro vezes mais
produtivo do que o brasileiro. A questão colocada está na qualidade do
trabalho, e não na quantidade.
Um
dos fatores que nos afastam dos altos índices de produtividade, em relação aos
americanos e alemães, é o sofrível nível educacional. Os brasileiros têm, em
média, 7,5 anos de escolaridade, 4,5 anos a menos quando comparado aos
americanos.
Aqui,
apenas 11% da população tem formação universitária, uma proporção muito
parecida com a que tínhamos há 30 anos. Outra característica peculiar dos
brasileiros, 35% dos alunos do ensino médio são plenamente alfabetizados — ou
seja, possuem as condições de entender plenamente materiais e diretrizes
entregues pelos departamentos nas organizações.
Os
índices podem ser espantosos, mas fato é que indicadores ruins da educação se
refletem nos ambientes organizacionais. Em grandes empresas brasileiras, apenas
13% dos colaboradores têm formação superior — nas pequenas empresas a situação
é ainda mais grave, 7%.
E
por que estou te contando tudo isso? Ao pensarmos que a falta de capacidade de
inovação, muitas vezes é entendida como preguiça ou falta de iniciativa, fatalmente
cometemos uma injustiça muito grande.
Ser
Coach é compreender que somos resultados de nossas escolhas e ações e que o
passado de todos nós deve ser respeitado, e visto como o trampolim, a base
necessária para ousarmos fazer diferente. Agora que você entendeu o
funcionamento do inconsciente coletivo no que se refere a trabalho e
produtividade, te convido realizar uma mudança de Mindset efetiva e ser mais
focado e produtivo! A hora é agora!
CONCEITO DE
PLANEJAMENTO: O QUE É E COMO FUNCIONA?
O
conceito de planejamento consiste no ato de criar e planejar, antecipadamente,
uma ação, desenvolvendo assim, estratégias programadas para atingir determinado
objetivo. Funciona como uma forma de identificar um alvo específico, com a
intenção de organizar e aplicar as melhores maneiras para atingi-lo.
Muitos
profissionais e empresas ainda subestimam a sua importância, porém sem um
planejamento estratégico efetivo, dificilmente suas metas e objetivos serão
alcançados do modo esperado. Com isso, os indivíduos administram, erroneamente,
sua carreira e finanças e as organizações sofrem com a má gestão de pessoas,
produtos e serviços.
Isso
ocorre porque sem planejamento, ambos tomam decisões erradas e prejudiciais ao
seu futuro. Por isso, planejar é a melhor forma de visualizar o estado
desejado, sair do estado atual e estimular o desenvolvimento.
Esta
ação é fundamental para compreender quais são os nossos pontos de melhoria ou
mesmo aqueles aspectos que podem ser potencializados. Deste modo, conseguimos
definir, com mais assertividade, quais estratégias adotar e quais os melhores
caminhos a seguir em determinada situação.
A IMPORTÂNCIA DO
PLANEJAMENTO NO DIA A DIA
A
partir do momento em que definimos que precisamos ou queremos conquistar alguma
coisa, é essencial, fazer um planejamento pessoal ou profissional que nos
permita alcançar efetivamente este objetivo.
Se,
por exemplo, uma pessoa deseja fazer uma viagem internacional, um MBA numa boa
escola, comprar um carro ou casa própria, ou ainda investir num procedimento
estético cirúrgico, ela precisa planejar: onde, quando e como realizará esta
meta.
Não
basta apenas querer e esperar que algo mágico aconteça. É preciso planejar: o
que inclui saber de quanto dinheiro precisa, quais as possibilidades (pagamento
via cartão de crédito, financiamento bancário, empréstimo, saque da poupança),
qual o prazo e quando deseja que isso aconteça.
Esta
análise sistêmica das situações é essencial para a tomada de decisões assertiva
e para ter êxito em suas ações. Esta fórmula também deve ser seguida pelas
organizações, para que tanto seus processos como sua gestão de pessoas seja
realizada de modo efetivo.
Isso
permite organizar, planejar e fazer um cronograma de todas as atividades que
serão realizadas em curto, médio e longo prazo. Um bom planejamento permite às
empresas fazer uma boa gestão financeira, administrar e definir quais são os
investimentos mais assertivos e melhorar a qualidade de seus produtos e
serviços.
Possibilita
ainda gerir melhor o capital humano (relações interpessoais, liderança,
comunicação, produtividade) e oferecer aos profissionais – cursos, dentro do
planejado de T&D, treinamento e desenvolvimento, de modo que estes estejam
realmente alinhados com os objetivos da empresa.
Atitudes
pensadas levam aos resultados projetados. Por isso, lembre-se de planejar suas
ações e não se deixe levar apenas pelas circunstâncias. Assuma a dianteira da
sua vida, planeje e realize o seu próprio sucesso. Boa sorte!
COMO DESENVOLVER UM
PLANEJAMENTO DE SUCESSO
Muitos
autores definem o conceito de planejamento como a capacidade de combinar as
condições internas (situação financeira, disponibilidade de tempo e
conhecimento específico) com as oportunidades encontradas no ambiente externo
(situação do mercado, empresas prestadoras do serviço, promoções) para
tangibilizar uma meta ou objetivo.
- Situação atual
- Situação desejada no futuro
- Como alcançá-la
ETAPAS PARA UM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE SUCESSO
ANÁLISE DO CENÁRIO
O
planejamento passa pela análise dos cenários externo e interno. Nessa etapa,
deverão ser analisadas cuidadosamente todas as variáveis a favor e contra a
realização dos objetivos, mapeando os pontos fortes e, principalmente, as
limitações e ameaças, que podem ser tanto questões internas quanto externas. A
análise do cenário seria o primeiro ponto do planejamento.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
O
segundo ponto são as projeções para o futuro, utilizando como base as
informações conseguidas na análise do cenário. Os objetivos devem ser
tangíveis, ou seja, quantificáveis ou constatáveis. Lembre-se que sem ter um
destino a chegar, qualquer navio está a deriva.
DEFINIÇÃO DE
ESTRATÉGIAS
Quando
você sabe onde está e para onde deverá navegar, fazer um mapa torna-se bem mais
fácil. Podemos entender o conceito de planejamento como um trabalho de
cartografia, que mapeia todos os pequenos pontos que deverão ser realizados e
possíveis desvios na rota para contornar qualquer problema.
Nesse
caso, a materialização do planejamento não será um mapa, mas um “programa de
ações”. Esse documento contém um detalhamento de cada uma das estratégias a
serem realizadas para que os objetivos possam ser alcançados.
Conseguiu
entender bem o conceito de planejamento estratégico? Compartilhe o nosso artigo
com seus amigos nas redes sociais!
COMO FAZER UM
PLANEJAMENTO DE VIDA?
Todos
nós temos muitos sonhos e, ao longo de nossa vida, traçamos metas para
realizá-los. Conquistar um bom emprego, ter estabilidade na carreira, recursos
financeiros, encontrar um grande amor, casar, ter filhos, comprar a casa
própria e viajar pelo mundo, esses são alguns dos objetivos das pessoas.
Porém,
para alcançá-los, plenamente, não podemos simplesmente contar com a sorte. É
preciso fazer um planejamento de vida, em curto, médio e longo prazo, de modo
que este possa direcionar nossas ações e, nos ajudar, a efetivamente alcançar
nossas realizações.
Montando um
Planejamento de Vida
O
primeiro passo é definir realmente o que você quer, ou seja, quais são os seus
objetivos e sonhos de vida. Em seguida, escreva num papel todas as suas metas e
os prazos em que deseja atingi-las. Insira também as ações e os comportamentos
que precisará ter e melhorar para que seu propósito seja conquistado.
Feito
isto, é hora de definir o que realmente é mais importante para você, neste
momento, hierarquizar os demais objetivos, e traçar estratégias efetivas para
alcançar cada um. É importante também que você esteja ciente de que uma coisa,
às vezes, leva à outra e que a efetividade da conquista de uma meta pode
impulsionar a conquistar das demais.
Do
mesmo modo, a falta de foco e dedicação também pode criar um processo inverso,
onde os resultados são, um a um, boicotados pela falta de dedicação da pessoa.
Neste sentido, é importante que o indivíduo seja flexível a mudanças, e tenha
em mente tudo que está perdendo e pode perder ao não se dedicar,
verdadeiramente, à conquista de seus próprios sonhos.
Como Life Coaching pode
ajudar
Muitas
vezes sabemos o que queremos, mas não conhecemos as melhores formas para
atingir nossos objetivos de vida. Isso ocorre em decorrência de uma série de
fatores, como, por exemplo: baixa autoestima, insegurança, medo, crenças
limitantes ou mesmo falta de motivação e foco.
O
Coaching de Vida, ou Life Coaching, é uma abordagem que tem como intuito apoiar
os indivíduos a saírem do seu estado atual e chegarem ao seu estado desejado,
de maneira organizada, prática e rápida. Por meio de diversas técnicas e
ferramentas, este processo ajuda a que a pessoa defina, com mais objetividade e
clareza, o que realmente dá sentido à sua vida.
Com
isso, o Coaching ajuda na definição das metas e objetivos do cliente (coachee),
como também na criação de estratégias e planos de ação que realmente favoreçam
a conquista dos seus resultados. Para isso, o método trabalha, especialmente,
no desenvolvimento comportamental, aprimorando habilidades e competências,
aumentando o comprometimento e eliminando atitudes e crenças bloqueadoras, que
podem boicotar as realizações.
Se
você também deseja fazer um planejamento de vida e conquistar seus objetivos,
pessoais e profissionais, de forma extraordinária, invista em Coaching! Faça a
Formação Professional & Self Coaching – PSC, desenvolva novas competências
e, comece agora, a realizar seus sonhos!
COMO FAZER UM
PLANEJAMENTO PARA ABRIR UMA EMPRESA
Você
sabia que três, em cada dez brasileiros, possuem uma empresa? Sim, hoje grande
parte da nossa população quer ter seu próprio negócio. Por isso, seja no setor
de produtos ou serviços, cada vez mais cresce o número de empreendimentos no
mercado brasileiro.
Estes
dados sobre empreendedorismo foram levantados pelo Sebrae, em parceria com o
Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), e destacam nosso país
como o que mais empreende em todo mundo. Entretanto, seja qual for à área de
atuação, antes de começar seu negócio, investir em planejamento é fator
crucial. Porém, muitos empreendedores ainda ignoram isso.
POR QUE PLANEJAR?
Segundo
pesquisas também do Sebrae, a maioria das empresas brasileiras fecham suas
portas antes de completar 5 anos de existência. Na maioria dos casos isso
ocorre por falta de planejamento, ou seja, o empresário se lançou no mercado,
mas não se preparou para lidar com as dificuldades e manter seu sonho.
Um
bom planejamento é importante porque serve como um verdadeiro guia para o
empreendedor em sua jornada no mercado. Este plano de ações permite a ele
desenvolver uma visão de futuro, identificar os pontos fortes e de melhoria da
sua empresa e, trabalhar de forma mais efetiva, estruturada e objetiva, para
potencializar os diferenciais em seus serviços e produtos e eliminar as
deficiências do negócio, sejam elas quais forem.
COMO FAZER UM BOM
PLANEJAMENTO?
Com
certeza, o que não falta ao empreendedor é força de vontade, mas por outro
lado, o excesso de paixão por seu negócio, muitas vezes, impende-no de ver
fatores práticos e importantes, como por exemplo: a necessidade de estudar o
mercado, os concorrentes, ter capital de giro, se capacitar, saber fazer a
gestão de processos e a liderança de pessoas e por ai vai.
Por
isso, é fundamental ter os pés no chão e aprender efetivamente como montar um
planejamento para abrir uma empresa. Para isso, existem ferramentas poderosas
que são utilizadas, em todo o mundo, como o Business Model Canvas (Quadro de
Modelo de negócios) e a Análise Swot.
Além
destes, existem também serviços de consultoria gratuitas, como os oferecidos
pelo Sebrae e as Federações da Indústria e do Comércio locais (veja em sua
cidade ou Estado), que sempre oferecem treinamentos, formações e suporte aos
empresários.
Ainda
falando em planejamento, também existem no mercado muitos cursos específicos
para quem deseja abrir e planejar seu negócio. Estes, por sua vez, abordam
desde as questões mais técnicas e burocráticas (como impostos e documentações),
como também ensinam como planejar e administrar o empreendimento, estruturar
seus departamentos e fazer a gestão efetiva do negócio como um todo.
Buscar
este suporte é essencial porque uma boa capacitação ajuda o empreendedor a
enxergar e planejar sua empresa de forma mais completa e sistêmica. Na prática,
representa fazer um mapeamento completo de suas forças e fraquezas, ameaças e
oportunidades, do mercado e de concorrentes.
Estas
informações em conjunto com uma boa gestão humana, estratégica, operacional e
administrativa são decisivas para que o empreendedor consiga se consolidar no
mercado e expandir sua empresa. Assim, ressalto que cada empresa deverá fazer
seu planejamento conforme as metas e objetivos que deseja alcançar em curto,
médio e longo prazo.
COMO FAZER UM
PLANEJAMENTO PESSOAL
Objetivos,
metas e sonhos são o que motivam as pessoas a levantar todos os dias e
enfrentar os desafios da vida. No Coaching, aprendemos que o poder de
realização e o potencial do ser humano são infinitos. Infelizmente, nem todas
as pessoas conseguem alcançar aquilo que desejam por carência de um simples
fator: planejamento.
Planejar
antes de agir é determinante para tirar seus planos do papel. Isso porque o
planejamento organiza todas as ideias, estratégias e ações que levarão ao
estado desejado.
DICAS PARA SE PLANEJAR
E CONQUISTAR MAIS
MISSÃO, VISÃO E
PROPÓSITO
Compreenda
seus anseios, o que te motiva a ir além e o que direciona suas escolhas,
atitudes e estilo de vida. Deixe florescer sua essência, permita-se conectar
com seu “eu” mais íntimo e enxergue a razão de sua existência, o legado que
gostaria de deixar e como gostaria de ser lembrado. Isso te ajudará a traçar
objetivos de vida e carreira.
DEFINA SEUS PROJETOS
Após
uma reflexão sobre sua relação consigo mesmo e o modo como gostaria de deixar
sua marca no mundo, é hora de organizar as ideias e separar os diferentes
desejos em projetos de curto, médio e longo prazo.
CRIE ESTRATÉGIAS
Defina
estratégias para a construção dos caminhos que te levarão ao estado desejado.
Avalie os recursos que você possui e que são favoráveis para atingir suas
metas. Questione-se sobre o que é preciso para conseguir o que quer:
desenvolver novas competências? Capital financeiro? Depende somente de você ou
de outras pessoas também? Com quem você poderia contar para ajudá-lo?
DETERMINE PRAZOS
O
elemento que não pode faltar em qualquer planejamento é o prazo. Todas as metas
e objetivos devem ter data para cumprimento. Esta é uma forma de estimular o
foco e comprometimento com relação ao que determinou para si mesmo.
CONTE COM O COACHING
O
Coaching é o mais poderoso e efetivo método de desenvolvimento humano,
maximização e aceleração de resultados. Mais do que isso: o Coaching é uma
filosofia de vida. Trata-se de uma experiência única e enriquecedora que
permite ao indivíduo se autoconhecer plenamente e ter controle de si mesmo,
tornando-se mais participativo em sua própria vida.
COMO O RH PODE
INCENTIVAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL
Colaborador,
como, quando e onde você pretende estar, pessoal e profissionalmente, daqui a
10, 15 ou 30 anos? Já parou para definir seus objetivos de curto, médio e longo
prazo? Seus anseios de futuro estão alinhados com o plano de carreira da
empresa ou não?
Pois
bem, começo fazendo estes questionamentos porque sei que nem todos os
profissionais têm uma visão clara de seu futuro, em longo prazo e que, por
isso, baseiam suas realizações em fatores externos. Pode não parecer, mas na
maioria das vezes, esta falta de objetivo é exatamente um dos elementos que
mais limitam os resultados na carreira e na vida da pessoa.
Imagino
que você esteja me perguntando – por quê? Porque construir um planejamento
estratégico pessoal é muito importante para não se deixar levar pelas
circunstâncias e ser surpreendido, negativamente, por eventos como: demissões,
fechamento de empresa e crise econômica, como a que vivemos atualmente.
COMO O RH PODE AJUDAR
OS PROFISSIONAIS
Em
se tratando de planejamento de pessoal RH tem todos os mecanismos necessários
para ajudar os colaboradores a definir suas metas e objetivos pessoais em longo
prazo. Este alinhamento é fundamental para que os profissionais trabalhem mais
motivados e, com a certeza, de que não estão deixando sua vida pessoal de lado
em função da empresa.
O
setor de Recursos Humanos se apresenta como um aliado dos funcionários porque
os conhece desde os seus processos de seleção e contratação e também por estar
sempre em contato direto com os profissionais.
Isso
permite conhecer o perfil comportamental de cada um, a forma de se relacionar
com os colegas, gestores e o mundo, bem como utilizar ferramentas e dinâmicas
para ajudá-los a identificar os seus objetivos de vida e traçar planos que o
ajudem, com seu trabalho na organização, a tornar estas metas realidade.
Este
acompanhamento mostra o comprometimento da empresa com seus funcionários, seu
interesse em reter os talentos e caminhar juntos rumo ao futuro. Quanto mais
plenos, mais equilibrados em âmbito pessoal e na carreira, mais realizados
também os profissionais tendem a se tornar.
O
departamento de Recursos Humanos auxilia nesta parte importante da gestão de
pessoas quando ajuda no alinhamento da visão e busca a integração de valores,
missão, metas e objetivos dos profissionais com os da instituição onde
trabalham.
COACHING PARA A DEFINIÇÃO
DE METAS E OBJETIVOS
Aqui,
entre o Coaching; uma poderosa metodologia que além de desenvolver as
habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos profissionais também
ajuda em seu autoconhecimento. Com isso, este processo apoia estes indivíduos a
potencializar seus dons e talentos, vencer crenças e comportamentos limitantes
e, a definir, com mais assertividade, seus planos de ação e alvos futuros.
Por
isso RH, eu finalizo este artigo deixando esta extraordinária dica de
ferramenta de desenvolvimento humano e comportamental: o Professional &
Self Coaching – PSC. Ofereça programas de Coaching aos seus profissionais,
ajudem-nos a definir suas prioridades e a alinhá-las à missão da empresa.
Essa
ação é positiva para todo mundo, pois permite que empresa e colaborador cresçam
e caminhem juntos. Esta parceria traz resultados extraordinários, potencializa
o planejamento estratégico pessoal dos funcionários e cria relações duradouras
e positivas. Pense nisso!
COMO PENSAR E FAZER UM
PLANEJAMENTO TÁTICO
Quando
falamos em Administração de Empresas, existem três tipos distintos e
interligados de planejamentos. Estamos falando dos planos – Estratégico;
Operacional e Tático. Hoje iremos abordar a fase tática e entender um pouco
melhor como esta funciona.
No
dia a dia de uma empresa é extremamente necessário organizar todos seus
processos, internos e externos, no que tange a gestão organizacional e de
pessoas. Isso possibilita que as estratégias sejam seguidas e executadas, de
acordo com o planejado, e que suas metas e objetivos sejam alcançados
plenamente.
Neste
sentido, o Planejamento Tático é o que permite colocar em prática as ações, em
médio prazo, visando superar os desafios estratégicos e melhorar o desempenho
da empresa. Para que tenha êxito, cada departamento deve trabalhar para
eliminar suas lacunas e evoluir, contribuindo assim, para o crescimento de
todos.
Para
ilustrar melhor, imagine que sua empresa define determinados objetivos para o
período de um ano em seu planejamento estratégico (objetivos gerais), visando
conquistar melhorias específicas para a organização. Estas ações podem ser
relativas: aos custos de produção; captação de recursos; distribuição dos
produtos; atendimento ao cliente e gestão de pessoas, por exemplo.
A
fase tática é esta que distribuiu as responsabilidades para cada um dos
departamentos e apresenta-lhes as metas a serem alcançadas em determinado
período. Assim, o engajamento, comprometimento e bom desempenho dos líderes e
demais colaboradores é fundamental para que todos os resultados pleiteados
sejam conquistados efetivamente. Sem isso, todo o planejamento é minado e corre
o risco de não dar certo.
COMO A METODOLOGIA 5W2H
AJUDA NO PLANEJAMENTO TÁTICO
Uma
das melhores formas de colocar em prática o Planejamento Tático é utilizar a metodologia 5W2H. Esta, por sua vez,
ajuda a definir o plano de ações, com mais assertividade, e também as melhores
formas de inserir estas definições nas demandas diárias dos profissionais.
A
sigla 5W2H, em inglês, designa os seguintes questionamentos e direcionamentos
que, traduzidos para português, podem ser entendidos assim:
5 W: What (O que será
feito?)
– Quais ações e processos deverão ser realizados para que a empresa alcance
seus objetivos?;
Why (Por que será
feito?)
– Qual a intenção ao fazer isso – aumentar a produtividade, os lucros, melhorar
os produtos ou a comunicação interna?;
Where (Onde será
feito?)
– Quais departamentos ficarão responsáveis por atingir cada uma das metas
determinadas?;
When (Quando?) – Qual o período e
prazo para que estas ações sejam aplicadas em cada setor?;
Who
(Por quem será feito?) – Quais os gestores, colaboradores e áreas que
ficarão incumbidos deste trabalho?;
2H: How (Como será
feito?)
– De que modo as tarefas e ações devem ser realizadas para surtir o efeito
esperado?;
How Much (Quanto vai
custar?)
– Quanto à empresa precisará dispor financeiramente para que as mudanças
desejadas sejam implementadas?
Como
podemos perceber, o método 5W2H é
bastante instrutivo, pois ajuda a organização a visualizar, com mais clareza,
as melhores formas de colocar em prática seu Planejamento Tático. Isso ajuda a
fazer uma melhor divisão do trabalho e a conquistar, em médio prazo, os
resultados extraordinários que a empresa deseja. Invista nesta ideia e boa
sorte!
SEGREDOS DA RIQUEZA:
COMO PENSA UMA MENTE MILIONÁRIA?
Ser
rico, ter grana, reconhecimento, poder, status, fama e decidir o próprio
destino. Este é o sonho de muitas pessoas e, o que motiva a maioria dos
indivíduos a buscar algo mais em suas vidas. Entretanto, quando pensamos neste
ciclo de abundância, precisamos ir além do fator monetário e enxergar o
dinheiro não como um fim, mas como um meio de conquistarmos nosso estado
desejado.
Os
homens e mulheres mais ricos do mundo, quando sonharam suas empresas e
projetaram os seus negócios, não estavam desejando, em primeiro plano, ter uma
conta bancária recheada e ponto final. Suas mentes eram milionárias antes mesmo
de terem seus milhões. E sabe por quê?
Porque
seu objetivo era maior. O que estes empreendedores queriam na realidade era
realizar seu sonho, transformar suas ideias em algo tangível, mostrar sua
capacidade de superação, seus dons, talentos e diferenciais; e transformar suas
ideias em produtos e serviços que realmente agregassem valor ao mundo.
O
lucro era um objetivo secundário porque é a missão e o propósito que se
destacam primeiro. O dinheiro é um prêmio apenas, uma espécie de confirmação
que o ser humano criou para compensar-lhe seus esforços, mas não é o todo.
MINDSET DE UMA MENTE
MILIONÁRIA
Para
enriquecer é imprescindível pensar e agir como rico e deixar crenças limitantes
e comportamentos sabotadores para trás. Para isso, vamos conhecer alguns dos
segredos da riqueza das mentes milionárias, que pensam e agem de forma
diferenciada.
Nesta
jornada, teremos como base pensamentos elencados no best-seller – Os Segredos
da Mente Milionária; do escritor canadense T. Harv Eker. Segundo o autor –
“Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais
do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse
objetivo.” Pense nisso e inspire-se em
suas reflexões.
COMO PENSA UMA MENTE
RICA E UMA MENTE POBRE
“As
pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”“. As
pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as
coisas acontecem. ”;
“As
pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade
pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. ”
“As
pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade
pobre gostariam de ser ricas. ”
“As
pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. ”
“As
pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre
focalizam obstáculos. ”
“As
pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de
mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido. ”;
“As
pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As
pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e
fracassados. ”
Se
você também busca conquistar seu sucesso, reflita sobre sua forma de pensar e
veja para onde o seu mindset está te levando. Pensamentos limitantes nos levam
a ficar estagnados e a fracassar em nossas tentativas, enquanto que crenças
positivas e atitudes assertivas nos conduzem ao sucesso.
Pense
nisso e alimente sua Mente Milionária!
COMO MONTAR UM
TREINAMENTO MOTIVACIONAL?
Uma
das principais formas de oxigenar a sua empresa é trabalhando diariamente na
motivação dos funcionários. Mas como é que se faz isso? Através da sua própria
postura, das coisas que você diz, da forma com a qual você diz, sempre tratando
os profissionais com grande entusiasmo e confiança naquilo que eles estão
fazendo.
Mas
como o ser humano não é um robô, é necessário que periodicamente monte-se um
treinamento motivacional para aumentar o entusiasmo dos colaboradores.
POR QUE MANTER OS
COLABORADORES MOTIVADOS?
A
motivação é um dos segredos de um trabalho bem feito, e que pode ser facilmente
identificado se os métodos para isso estiverem apontados corretamente. E quando
o segredo é revelado, fica fácil auxiliar a pessoa para que ela esteja sempre
motivada e disposta a encarar os desafios e garantir resultados excelentes não
apenas para a empresa, mas, principalmente, para ela mesma.
E
isso, é claro, traz benefícios cotidianos para a organização. O que é melhor
para a rotina de trabalho: uma equipe motivada ou desmotivada? Você já deve
saber a resposta. E qual é a diferença real e prática que uma equipe motivada
traz? Bem, para começar, ela cumpre com muito mais disposição as diretrizes que
o líder dá.
Ou
seja, uma equipe motivada é muito mais eficiente, eficaz e efetiva. Tudo o que
ela faz possivelmente verterá resultados. E com um líder bem preparado, que
sabe tirar o melhor de seus colaboradores, a empresa poderá ir bem longe.
O
segredo para bater a concorrência pode estar na motivação, na capacidade que os
colaboradores têm de quebrar barreiras, de fazer algo que outros nunca
pensariam em fazer, porque simplesmente eles estão de bem com a vida e
obstinados em serem os melhores.
COMO MONTAR UM
TREINAMENTO MOTIVACIONAL PODE TRAZER MELHORES RESULTADOS PARA A SUA EMPRESA?
Simples
de responder. Tudo se resume à rotina. Uma rotina bem montada que atinge os
pontos principais para tornar o trabalho agradável e bem feito, com certeza tem
alguns “ingredientes” que ativam a motivação dos profissionais. Ter um ambiente
de trabalho sereno é um exemplo de como a rotina foi pensada para estimular o
funcionário e aumentar sua autoestima.
Para
tornar a rotina muito mais proveitosa, é recomendável que você traga alguns
treinamentos que incluam a necessidade de mais motivação no dia a dia. E é
nisso que os treinamentos motivacionais são tão contundentes, eles tornam a
rotina de toda a equipe algo muito mais oxigenado, como se todos tivessem
recebido uma injeção de adrenalina!
COMO MONTAR UM
TREINAMENTO MOTIVACIONAL?
Para
aprender a montar um treinamento motivacional, o líder precisa ser alguém que
compreende e conhece bem sua equipe. Você sabe quais são os pontos fortes e
principalmente, os pontos de melhoria? Consegue reconhecer aquilo que mais está
dificultando a rotina da equipe no que se refere à motivação? Você consegue
compreender quais são as tarefas onde há mais falta de empenho dos seus
funcionários? Por que há falta de empenho nessas tarefas?
Tente
compreender tudo isso, pois será necessário para elaborar o objetivo do
treinamento. Que tipo de motivação você quer estimular nos seus funcionários?
“Existe mais de um tipo de motivação?” Sim! Até porque muitas pessoas se
motivam por diferentes razões.
O
problema da sua equipe é emocional? Será que alguns deles estão passando por um
momento difícil, perda na família, separação, entre outras coisas? Ou será que
o problema é com a falta de perspectiva no futuro? Será que eles não se veem
num lugar melhor daqui a cinco anos? E se a falta de perspectiva for a própria empresa?
Eles sentem que podem crescer com você? Eles sabem que você se importa com eles
e está disposto a ajudá-los? Eles precisam de motivação nas vendas?
Depois
de elaborar o objetivo, veja a duração do treinamento. Estude o tempo que deve
ser o necessário para que você tente restaurar a motivação que havia desde o
primeiro dia de trabalho. E, logo após isso, há a parte decisiva: que tipo de
metodologia você usará para realizar um treinamento motivacional?
ESTUDO DE CASO
Toda
teoria torna-se irrelevante quando não consegue transpor os muros das
instituições de pesquisa e alcançar resultados eficientes ao ser aplicada na
prática. Por isso, as pesquisadoras Franciele Hoffmann, Ms. Carla Maria Schmidt
e Ms. Ivanete Daga Cielo conduziram um experimento na Inbrapel Indústria
Brasileira de Papel Ltda, uma empresa do ramo de embalagens em papelão
ondulado. Como resultado, elas conseguiram comprovar como montar um treinamento
motivacional é essencial para o sucesso de qualquer organização.
METODOLOGIA APLICADA NO
EXPERIMENTO
Para
mensurar o resultado, as pesquisadoras realizaram a aplicação de um
questionário para verificar o nível motivacional dos colaboradores da empresa.
Tendo base nesses dados, foi realizado um treinamento motivacional de acordo
com as necessidades particulares da organização. Para avaliar a influência do
experimento, elas reaplicaram o questionário junto aos colaboradores depois
deles passarem pela atividade.
RESULTADOS DO
TREINAMENTO MOTIVACIONAL
Com
o término da segunda aplicação do questionário, tornou-se inegável a percepção
tanto de colaboradores quanto da gerência como montar um treinamento
motivacional foi fundamental para alterar a disposição dos funcionários. No
início do experimento, somente 14% dos entrevistados se diziam motivados,
enquanto ao final, 47% dos colaboradores tiveram essa resposta. Já a percepção
dos trabalhadores em relação à preocupação dos superiores com o estado de
motivação deles foi de 0 para 14%, representando um aumento considerável.
Viu
como montar um treinamento motivacional é um grande diferencial para o sucesso
da sua empresa?
METAS E OBJETIVOS PARA
UM FUTURO EXTRAORDINÁRIO!
Peter
Drucker, o pai da Administração Moderna, tem uma famosa frase que diz – “A
melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo. ” Não sei se todos entendem bem o
que isso quer dizer, pois muitas pessoas não acreditam em seu próprio futuro, e
por isso, acabam não fazendo nada para conquistar seus sonhos e objetivos na
vida, uma vez que na realidade não os têm.
Viver
ser um norte, sem saber para onde está indo e deixar se levar apenas pelas
circunstâncias pode ser um modo de vida, mas esta escolha te cobra um preço
bastante alto. Ter metas e objetivos nada mais é do que trabalhar e agir, hoje,
para conquistar seus alvos amanhã. Em resumo é fazer seu futuro!
Certamente
não podemos prever tudo que nos acontecerá mais adiante, porém, podemos sim
desejar e colocar nossas melhores energias, emoções e forças nos projetos que
queremos realizar. Esta é a grande diferença, pois quando, por exemplo,
entramos na universidade, podemos apenas querer concluir aquele período de
quatro anos e nos formar em tal profissão, ou ser o melhor profissional que
podemos ser em nossa área de atuação.
DEFINA SUAS METAS E
OBJETIVOS DE VIDA
As
expectativas variam de acordo com cada pessoa, com sua história, com suas
crenças positivas e também limitadoras. Algumas sonham alto e fazem destes
sonhos um estímulo a mais para realizar seus desejos pessoais e profissionais.
Para isso, traçam planos, definem caminhos, estratégias de ação e se colocam a
trabalhar, com afinco, para ter suas metas concretizadas plenamente.
Outros,
em decorrência de suas crenças limitantes e de seus comportamentos sabotadores
desistem de tentar, criam barreiras e param nas primeiras dificuldades. Deste
modo acabam deixando para trás os seus sonhos e se ressentindo de todos aqueles
que decidiram continuar e venceram na vida. T. Harv Eker, autor do sucesso “Os
Segredos da Mente Milionária”, diz em seu livro, que esta é uma das
características das pessoas de mente pobre.
Então
vamos lá. Mude seu mindset, não tenha medo de querer alcançar riqueza e
prosperidade em sua vida e de construir um futuro maravilhoso para você e sua
família. Tenha uma conversa interior, identifique suas motivações pessoais e
profissionais e defina quais são as suas metas e objetivos de curto, médio e
longo prazo. Em resumo, liste quais são seus alvos, seus sonhos para este mês,
este ano e os próximos anos da sua vida e ponham-se a trabalhar por eles.
Saiba
que todas as pessoas de sucesso que você admira também tiveram suas
dificuldades na vida e que enfrentar muitos desafios e percalços antes de
conquistarem seus objetivos. Entretanto,
tudo isso foi essencial para seu aprendizado, crescimento e amadurecimento como
ser humano e o impulso que precisavam para seguir em frente.
Ninguém
disse que seria fácil, mas nada é impossível para quem acredita verdadeiramente
em si mesmo e nos seus sonhos. Ponha-se a caminhar, enfrente seus medos, encare
as adversidades e os problemas como oportunidades
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